.
_________________________________________________________


INTRODUÇÃO

Com o objetivo de promover o álbum "Chinese Democracy", que nem ao menos havia sido lançado, o Guns N’ Roses deu início à Chinese Democracy World Tour, que se destacou nos anos de 2001, 2002, 2006 e 2007.
  A Turnê de 2001 contou com três apresentações nos EUA e uma no Brasil, enquanto a de 2002 contou com shows na   Ásia, América do Norte e alguns na Europa. A banda deu uma pausa até maio de 2006, quando percorreu a América do Norte mais uma vez e realizou uma grande turnê européia. A turnê continuou em 2007, com shows na  Austrália, Nova Zelândia, Japão e México. Seu primeiro show após o lançamento do álbum(23 de novembro de 2008)
foi realizado em 11 de dezembro de 2009 em Taiwan.

MÚSICAS TOCADAS

            A banda se baseou no set ‘pesado’ do ‘Appetite for Destruction’, deixando os fãs de longa data entretidos com as músicas clássicas,
adicionando as novas do "Chinese Democracy" como "Street Of Dreams", "Madagascar", e a faixa-título. Em 2006, à  respeito de alguns ‘vazamentos’ na internet, Axl comentou: "Isto é para todos vocês baixarem, otários", e acrescentou "Better", "IRS" (ambas tocadas com bastante frequência) e "There Was a Time" (com menos frequência) no repertório. No entanto, fontes, na época, tinham visto que o repertório escrito continha as músicas "Prostitute" e "If the World", bem como, eventualmente, a possibilidade de incluir "Riad n’ the Bedouins".

      HISTÓRICO DE MEMBROS

 A maior parte da banda se manteve estável durante toda a turnê: Axl Rose, Dizzy Reed, Tommy Stinson e Chris Pitman. As mudanças principais na formação ocorreram nos guitarristas rítmicos (Paul Tobias 2001-2002, Richard Fortus de 2002  até o presente), na parceria entre os guitarristas principais, Robin Finck (Buckethead 2001-2004, Ron "Bumblefoot" Thal a partir de 2006 até o presente) e nos bateristas (Bryan "Brain" Mantia 2001-2006, Frank Ferrer a partir de 2006 até o presente). A formação na turnê de 2006/2007 contou com: Axl Rose, Dizzy Reed, Robin Finck, Tommy Stinson, Chris Pitman, Richard Fortus, Ron ‘Bumblefoot’ Thal, Frank Ferrer e permaneceu até o término do álbum, lançado em 2008. Finck voltou à sua banda em 2008 sendo assim substituído pelo guitarrista do DJ Ashba.

COVERS INCLUÍDOS EM APRESENTAÇÕES SOLO OU EM PERFORMACES "ONE-OFF" PELA BANDA:

- You Gotta Move (Rolling Stones)
- Sway (Rolling Stones)
- Sossego (Tim Maia)
- Sailing (Rod Stewart)
- Back in the U.S.S.R. (The Beatles)
- Beautiful (Christina Aguilera)
- Angie (Rolling Stones)
- Ziggy Stardust (David Bowie)
- My Generation (The Who)
- Whole Lotta Rosie (AC/DC)
- Sonic Reducer (The Dead Boys)
- Another Brick in the Wall (Pink Floyd)

TURNÊ EUROPÉIA 2001:
Com o objetivo de promover seu sexto álbum de estúdio, que ainda sonhava em ver a luz do dia, o Guns agendou uma série de shows, dando início à turnê européia. A turnê, inicialmente, era para começar e terminar em junho, porém muitas datas tiveram de ser reagendadas para dezembro, devido ao estado de saúde do guitarrista Buckethead, na época. No final das contas, todos os shows reagendados foram cancelados.
O primeiro show de aquecimento para a turnê européia foi anunciado em dezembro de 2000, uma apresentação em comemoração ao Ano Novo, no House of Blues, em Las Vegas. Surgiram, também, rumores de que o tão aguardado Chinese Democracy seria lançado em junho de 2001, devido ao início da turnê promocional do álbum. O Guns – então composto por Axl, os guitarristas Buckethead, Robin Finck e Paul Tobias (que entrou em 1994 para substituir Gilby Clarke), o baixista Tommy Stinson, o baterista Brain e os tecladistas Dizzy Reed (ainda na banda, desde que entrou em 1990) e Chris Pitman (que entrou entre 1998 e 2000) - realizou seu primeiro show em sete anos fora dos palcos, "um retorno triunfal" elogiou a revista “Rolling Stone”. A banda tocou algumas músicas novas, incluindo 'Oh My God' (lançada como single em 1999), 'Riad N' The Bedouins', 'Chinese Democracy', 'The Blues'(Street of Dreams) e 'Silkworms' (cortada do novo álbum), incluindo as clássicas, como 'Welcome to the Jungle', 'Paradise City', 'November Rain' e 'You Could Be Mine'. O show em Las Vegas foi seguido, duas semanas depois, pelo “Rock in Rio 3” no Rio de Janeiro, Brasil, que apresentou um repertório semelhante ao anterior, porém, incluindo a inédita 'Madagascar'. A “MTV” elogiou o desempenho da banda como "O clímax da terceira noite [...] do festival", resumindo este, como "um espetáculo excitante".

CANCELAMENTO

O Guns daria início à turnê européia no dia 1º de junho, no Festival alemão “Rock am Ring”, mas anunciou em maio que toda a turnê seria cancelada, segundo a agência européia, o motivo do cancelamento foi o estado de saúde do guitarrista Buckethead. Com o planejamento da remarcação das datas canceladas, foi anunciado que muitos destes shows seriam realizados no final do ano. Em 08 de novembro, a turnê foi definitivamente cancelada tendo como argumento o estado de saúde de Buckethead que não havia melhorado, o que, também, acabou atrasando a finalização do novo álbum. O, então empresário da banda, Doug Goldstein, pediu desculpas aos fãs pelo transtorno da turnê admitindo que foi uma decisão infeliz, com a seguinte declaração:

“ Após a euforia do [participação da banda no] Rock in Rio [show], eu puxei a arma e organizei uma turnê européia, como o nosso plano era ter o novo álbum ainda este ano. Infelizmente, o problema de saúde do Buckethead não só parou a turnê, como também diminuiu o nosso progresso no "Chinese Democracy". Eu lamento desapontar os fãs, mas posso lhes assegurar que esta não era a vontade do Axl, nem é 'Outra página do Howard Hughes do rock ", como a mídia, sem dúvidas, descreveria. Eu fiz um plano e, infelizmente, não deu certo."

Apesar do cancelamento da turnê, o Guns incluiu na sua agenda de 2001 mais duas apresentaçõs, ambas no The Joint, Hard Rock Hotel and Casino, em Las Vegas, nos dias 29 e 31 de dezembro, com os repertórios semelhantes aos dos shows executados em janeiro.

TURNÊ MUNDIAL: 2002 / 2003

Esta foi a primeira grande turnê da banda desde 1993. A passagem da turnê pela América do Norte foi organizada no outono de 2002 para promover o suposto lançamento do Chinese Democracy, e foi anunciada, em 25 de setembro de 2002, como a “Chinese Democracy Tour”. Trinta e cinco shows, inicialmente, haviam sido agendados, mas a banda acabou se apresentando em apenas dezesseis.

REPERTÓRIO

Madagascar, Chinese Democracy e The Blues(Street of Dreams) foram tocadas frequentemente, enquanto Riad N' The Bedouins foi abandonada após alguns shows. Welcome to the Jungle abriu o repertório, e Paradise City fechou o encore (bis), em todos os shows.

FORMAÇÃO

A única mudança nesta turnê, foi a do guitarrista Richard Fortus que substituiu Paul Tobias.

• Axl Rose - vocal/piano
• Dizzy Reed - teclados/percussão/backing vocal
• Robin Finck - guitarra principal
• Tommy Stinson - baixo/backing vocal
• Chris Pitman - teclados/programação/backing vocal
• Bryan "Brain" Mantia - bateria/percussão
• Buckethead - guitarra principal
• Richard Fortus - guitarra rítmica/backing vocal

APARIÇÃO SURPRESA NO MTV VIDEO MUSIC AWARDS

A banda tocou um set composto das músicas Welcome to the Jungle, Madagascar e Paradise City. A apresentação era para ser mantida em segredo, mas algumas rádios de Nova York anunciaram a "surpresa" no mesmo dia da premiação, mais cedo.

2004 - ROCK IN RIO

Após a turnê de 2002 ser cancelada, a banda entrou em hiato até ser escalada para tocar no Rock in Rio Lisoa, em maio de 2004. Entretanto, o guitarrista Buckethead deixou a banda em março do mesmo ano, forçando o cancelamento da apresentação. Axl fez a seguinte declaração:

“ A banda foi colocada em uma posição difícil pelo guitarrista Buckethead, por sua partida prematura. Em meu nome e em nome do Guns N 'Roses eu peço desculpas aos fãs que planejavam nos ver no Rock In Rio - Lisboa. O festival e sua tradição significam muito para mim pessoalmente e eu sinceramente não gostei que um motivo destes tenha me roubado a oportunidade de ser o primeiro artista a tocar pela terceira vez. Gostaria também de expressar a minha gratidão a todos aqueles que abraçaram o papel do Buckethead no Guns e apoiaram a nossa nova formação. Nós valorizamos muito as contribuições do Bucket e permaneceremos abertos para "discussões" que existem, obviamente, devido à vários problemas que devem ser resolvidos. Entretanto, em vez de me prender em negatividades, o Guns estará avançando e surpreendentemente (sem perderem nenhum detalhe), este infeliz conjunto de circunstâncias pode ter nos dado a oportunidade de continuar as gravações com mais um passo extra. No entanto, esperamos anunciar uma data de lançamento nos próximos meses. ”

TURNÊ MUNDIAL 2006
A turnê de 2006 foi uma série de shows promocionais para o álbum. Começou em maio, quando a banda deu início à turnê européia, tanto sendo a atração principal do "Download Festival" quanto do "Rock in Rio Lisboa". Quatro apresentações de "aquecimento", que precederam a turnê, ocorreram no Hammerstein Ballroom, em Nova York, sendo na primeira noite o primeiro concerto da banda, ao vivo, desde a curta turnê em 2002. Os shows também marcaram a estréia do virtuoso guitarrista e compositor Ron ‘Bumblefoot’ Thal, substituindo Buckethead. Durante o percurso desta turnê, Izzy Stradlin e Sebastian Bach fizeram freqüentes aparições. A turnê européia contou com mais de 700 mil pessoas durante os 32 shows em 18 países.

FORMAÇÃO

A única mudança na formação para esta turnê foi a do guitarrista Ron Thal substituindo Buckethead. Além disso, o baterista Bryan Mantia perdeu a segunda metade da turnê européia devido ao nascimento de sua filha no começo de julho. Ele foi temporariamente(na época) substituído por Frank Ferrer. A formação das turnês americana e européia, foi:

• Axl Rose - vocal/piano
• Dizzy Reed - teclados/percussão/backing vocal
• Robin Finck - guitarra principal
• Tommy Stinson - baixo/backing vocal
• Chris Pitman - teclados/programação/backing vocal
• Richard Fortus - guitarra rítmica
• Ron "Bumblefoot" Thal - guitarra principal/backing vocal
• Frank Ferrer - bateria/percussão
• Bryan "Brain" Mantia - bateria/percussão

PASSAGEM PELA AMÉRICA DO NORTE

Em 31 de agosto de 2006, Axl apareceu no MTV Video Music Awards como apresentador, lembrando que a banda iria fazer uma turnê na América do Norte em 24 de outubro. Cinco shows de aquecimento para a turnê foram realizados em setembro de 2006, com dois no Hard Rock Hotel and Casino em Las Vegas, dois no Warfield Theatre em San Francisco e um show em Devore para o KROQ’s Inland Invasion, em 2006.

Após a apresentação da banda na Inland Invasion em 23 de setembro, um punhado de shows subseqüentes de aquecimento foram adiados, o que levou a rumores de que isto aconteceu a fim de finalizar o novo álbum. Os rumores eram aparentemente negados pelo empresário Merck Mercuriadis, que declarou que as datas dos shows foram simplesmente alteradas a fim de "se encaixar ao corpo da turnê". O próprio, no entanto, confirmou mais uma vez que o álbum seria lançado antes do final do ano. A nova turnê foi então agendada para começar em 20 de outubro em Jacksonville, Florida.

O show em Jacksonville foi adiado para o dia 31 de outubro, com um show no dia 22 de outubro em Nashville, o de Tennessee foi adiado até janeiro de 2007, porém foi cancelado em dezembro. A turnê deu início no dia 24 de outubro, em Sunrise, Florida, agora confirmando a declaração de Axl.

Durante a turnê norte-americana, as bandas de abertura incluíram: The Suicide Girls, Papa Roach, Sebastian Bach, Die Mannequin e Helmet. O Guns também se juntou ao palco pela primeira com Izzy Stradlin, desde sua saída durante a UYI tour, e com o baterista do Metallica Lars Ulrich, ambos fazendo aparições pontuais. Bubbles, Ricky e Julian do Trailer Park Boys fizeram algumas aparições no Canadá. O baterista Bryan Mantia tirou uma licença de longo período, para passar mais tempo com a família. Ele foi substituído por Frank Ferrer. Desde então, Ferrer foi apresentado como membro oficial da banda, o que alimentou especulações de que Mantia havia se demitido. Durante um show na Flórida, em outubro, Ferrer foi apresentado como "nosso mais novo membro" por Axl Rose. No entanto, o empresário da banda afirmou que tanto Mantia quanto Ferrer, eram membros oficiais.

A banda Eagles of Death Metal eram para sair em turnê com o Guns, mas, em 24 de novembro de 2006, em Cleveland, Ohio, durante seu primeiro show de abertura, a banda não foi bem recebida pela multidão. Quando Axl entrou no palco, perguntou à multidão se eles apreciaram o "Pigeons of Shit Metal", anunciando em seguida que a banda não iria mais abrir os shows durante o resto da turnê. Logo após o ocorrido, o Eagles of Death Metal divulgou uma nota sobre o incidente:

" Primeiramente a platéia se recusou a nos desejar boas vindas à selva ("Welcome To The Jungle"), mas quando chegamos ao último número, tudo se transformou numa cidade paradisíaca ("Paradise City"). Embora Axl tenha tentado criar uma chuva de novembro ("November Rain"), nenhuma doce criança ("Sweet Child O´ Mine") conseguirá descarrilhar o trem noturno ("Nightrain") do Eagles of Death Metal. Dissemos viva e deixe morrer ("Live And Let Die"). "

TURNÊ MUNDIAL 2007
Esta foi a continuação da turnê de 2006. De acordo com Axl, houve a tentativa do álbum ser lançado em março daquele ano, porém, não houve sucesso. A banda continuou sua turnê pelo Japão, Austrália, Nova Zelândia e México. Eles também tocaram duas músicas no “Rodeo Drive’s Walk of Style”.

Repertório

Nice Boys e Don't Cry, foram adicionadas ao repertório desta turnê. Esta foi a primeira performance ao vivo, dessas duas músicas, desde 1993.

Live Earth
(Rio de Janeiro)

A banda foi convidada para tocar no evento, porém a turnê pela Austrália e Japão já estava em andamento. Axl, divulgou um comunicado sobre o Live Earth, além de rumores, no website da banda:

“ O Guns N’ Roses ou eu mesmo não iremos tocar no Rio's Live Earth ou em qualquer outro Live Earth por algumas razões. A primeira é que nós não fomos convidados até duas semanas atrás, enquanto estávamos em turnê pela Austrália e temos datas com ingressos esgotados já remarcadas no Japão. Nosso equipamento já está a caminho do Japão para esses shows. Nós tentamos achar uma solução para tocar no Rio, mas nada foi sugerido, infelizmente.

Eu fui convidado para tocar individualmente com Lenny Kravitz pelos promotores e pelo Mr. Gore. Enquanto nós trabalhávamos nisso, Lenny, infelizmente, machucou-se e, temporariamente cancelou sua participação no evento. De acordo com os promotores, quando eles tinham reconfirmado a performance do Lenny, não havia tempo suficiente para arranjar vôos, ao Brasil, para mim e, então, para o Japão para nossos shows. Infelizmente, eu não fui informado de que a performance do Lenny tinha sido reconfirmada até nossas próprias explorações e, depois, a mídia que envolve o evento hoje, que é manhã de sábado aqui na Austrália e sexta-feira no Brasil.

O Guns N’ Roses e eu não fomos convidados a tocar em lugar algum como o Japão ou Austrália (porque nós já estamos em turnê por essas regiões) e em qual nós fomos formalmente oferecidos para tocar, mas a oferta de nosso envolvimento não foi aceita.

Nós desejamos a todos os envolvidos, as bandas, os organizadores, os fãs e a audiência pelo mundo, tudo do melhor e um evento de sucesso.

Obrigado,
Axl Rose “


My Coke Festival

A banda cancelou a apresentação devido ao baixista Tommy Stinson não ter se recuperado, a tempo, de uma lesão no pulso que sofreu após cair de um lance de escadas.

TURNÊ MUNDIAL 2009 / 2010

Os boatos começaram em fevereiro, de que o Guns N' Roses iria se apresentar na Espanha e na Itália em junho daquele ano, e continuaram com o passar do ano, com comentários de Irving Azoff sobre uma Turnê de Verão, mas nada aconteceu.

Em 10 de Novembro de 2009, após muitas conversas sobre prováveis shows no Japão, a banda anunciou em seu MySpace quatro datas na Ásia e treze no Canadá.

Em fevereiro de 2010 a banda fez uma apresentação onde era o antigo CBGB’s, em Nova York. Eles também tocaram no Rose Bar, também em Nova York.

Repertório

Todas as canções do álbum Chinese Democracy, exceto Riad N' The Bedouins, foram tocadas. No cover Whole Lotta Rosie do AC/DC, foi usado um piano em alguns shows. Um trecho de Estranged também passou a ser tocado(porém, apenas na guitarra), criando rumores sobre o retorno de algo a mais, vindo do Use Your Illusion, como fizeram em 2007 trazendo de volta Don't Cry. Abaixo, temos o repertório mais longo da história da banda, com 3h e 37min de duração, calando a boca de muitos que diziam que a nova formação não dava conta do recado e que Axl Rose não tinha mais fôlego para um show desta magnitude, como antigamente:

19 de Dezembro de 2009 – Tokyo Dome, Tokyo, Japão
1. Chinese Democracy
2. Welcome to the Jungle
3. It's So Easy
4. Mr. Brownstone
5. Catcher in the Rye
6. Sorry
7. If The World
8. Live and Let Die
9. Street of Dreams
10. You Could Be Mine
11. Rocket Queen
12. My Michelle
13. Sweet Child o' Mine
14. Shackler's Revenge
15. I.R.S.
16. November Rain
17. Whole Lotta Rosie
18. Knockin' on Heaven's Door
19. Scraped
20. Prostitute
21. This I Love
22. Out ta Get Me
23. Don't Cry
24. Nightrain

Encore (Bis):

25. Madagascar
26. There Was A Time
27. My Generation
28. Better
29. Patience
30. Nice Boys
31. Paradise City
Formação

A única alteração, nesta turnê, foi a substituição do guitarrista Robin Finck pelo novato DJ Ashba. Frank Ferrer se manteve na bateria, mesmo com relatos de que Bryan "Brain" Mantia havia ensaiado com a banda antes da turnê. Não houve nenhuma nota oficial de que Brain havia, ou não, deixado a banda, mas Axl mencionou, em uma entrevista com Del James (em 2009), que Brain ainda está trabalhando com a banda em algumas coisas, provavelmente em estúdio.

• Axl Rose - vocal/piano
• Dizzy Reed - teclados/percussão/backing vocal
• Chris Pitman - teclados/programação/backing vocal
• Tommy Stinson - baixo/backing vocal
• Ron "Bumblefoot" Thal - guitarra principal/backing vocal
• DJ Ashba - guitarra principal
• Richard Fortus - guitarra rítmica/backing vocal
• Frank Ferrer - bateria/percussão

Data de início : 1 de Janeiro de 2001
Data do fim : 31 de Dezembro de 2011

TURNÊ MUNDIAL 2011

O Guns N' Roses volta com a turnê em setembro como a principal atração do festival Rock in Rio, onde pela primeira vez em 18 anos toca a música Estranged, que foi pedida pelos fãs e que era apenas tocada em um pequeno trecho do solo de Ron 'Bumblefoot' Thal. Uma outra novidade, foi o novo solo de Dj ASHBA, 'Mi Amor' (que tem uma pegada mexicana), deixando 'The Ballad Of Death' um pouco de lado, tocando-a poucas vezes na tour.

Ao decorrer dos shows, novos foram marcados, alguns desmarcados e marcados em outros locais. Ao total foram duas apresentações canceladas e um trocada de lugar.

Na passagem pela América do Norte, foi adicionada mais um música das antigas ao set list, Civil War, aumentando assim a expectativa de haver uma nova música (Oh My God) no final da turnê, o que não aconteceu.

Músicas que foram mais tocadas :

21 de Dezembro de 2011 - The Forum, Los Angeles, Estados Unidos

01. Chinese Democracy
02. Welcome to the Jungle
03. It's So Easy
04. Mr. Brownstone
05. Sorry
06. Shackler's Revenge
07. Estranged
08 Rocket Queen
09. Live and Let Die
10. This I Love
11. Riff Raff
12. Motivation
13. Street of Dreams
14. You Could Be Mine
15. Sweet Child o' Mine
16. November Rain
17. Don't Cry
18. Whole Lotta Rosie
19. Civil War
20. Knockin' on Heaven's Door
21. Nightrain

Encore:
22. Madagascar
23. Better
24. Patience
25. Paradise City

Cronologia de digressão por Guns N' Roses nesta Turnê :
Chinese Democracy Tour
(2001-2002; 2006-2007; 2009-2011)

Número de apresentações
2001: 4 (17 cancelados)
2002: 23 (19 cancelados)
2003: 0 (2 cancelados)
2004: 0 (1 cancelado)
2006: 75 (7 cancelados)
2007: 20 (2 cancelados)
2009: 4 (0 cancelados)
2010: 72 (2 cancelados)
2011: 41 (3 cancelados)


Shows apresentados: 198

BANDAS DE ABERTURA :

• 2002 (Europa): Weezer - (América do Norte): CKY, Mix Master Mike
• 2006 (Europa): Sebastian Bach, Papa Roach, Bullet for My Valentine, Melrose, Shakerleg, Avenged Sevenfold, Towers of London - • 2006 (América do Norte): Sebastian Bach, Papa Roach, The Suicide Girls, Die Mannequin, Helmet
• 2007 (Oceania): Sebastian Bach, Rose Tattoo - (Japão): MUCC - (México): Maligno
• 2009 (Coreia): GUMX - (Japão): MUCC
• 2010 (Canadá): Sebastian Bach, Danko Jones - (América do Sul/Central): Sebastian Bach
• 2011 (Rock in Rio, Brasil): System of a Down, Evanescence, Detonautas and Pitty
• 2011 (América Latina): Dion, Utopians, La Mancha de Rolando, El bordo, Poc, The Volture and Agora
• 2011 (América do Norte): Buckcherry, The Sword, Reverend Horton Heat, Hinder, Adelitas Way, Asking Alexandria, Sebastian Bach, Black Label Society, The Pretty Reckless, Loaded, Steel Panther and The Crystal Method 

Lista de músicas tocadas:

Além do repertório da banda, outras músicas também foram tocadas, como: - Whole Lotta Rosie (cover do AC / DC, B-side de Welcome To The Jungle) - Oh My God (trilha do filme “Fim dos Dias”) - Silkworms (faixa cortada do Chinese Democracy) - Estranged (trechos no solo de Ron 'Bumblefoot' Thal e ao vivo) - Civil War - Riff Raff (outro cover do AC/DC).

Outras frequentemente tocadas: - My Generation (cover do The Who) - Liquor And Whores (com Bubbles do Trailer Park Boys) - The Pink Panther Theme (cover do Henry Mancini) - Ziggy Stardust (cover do David Bowie) - Like A Hurricane (cover do Neil Young) - Walk On The Wild Side (cover do Lou Reed) - Back in the U.S.S.R. (cover dos Beatles) - Sway (cover dos Rolling Stones) - Sonic Reducer (cover dos The Dead Boys) - The Ballad Of Death (solo do DJ Ashba) - James Bond Theme (versão do Richard Fortus) - Another Brick In The Wall (cover do Pink Floyd) - Mi Amor (solo de DJ ASHBA) - Baba O'Riley (The Who) - Motivation (cover do baixista Tommy Stinson) -



Retirado: Axl Rose Fã Clube